terça-feira, 30 de agosto de 2011

louvar a chave que abra portas!

Só Deus é digno de todo louvor , mas o que significa essa palavra?? Como se pratica?? É o que vou compartilhar com os amad@s, agora. 

Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo; ( Salmos 9.1-2)


Louvor é uma homenagem que prestamos à majestade, santidade e glória de Deus, em reconhecimento sincero por tudo o que Ele é( seus atributos naturais, absolutos, exclusivos) e, também, por suas obras( seus atributos morais). Louvar a Deus não significa apenas entoar cânticos, não é apenas música, embora, ela possa ser utilizada em seu escopo.( Sl.33.2). Olouvor deve ser buscado com toda intensidade da nossa alma, corpo e espiríto em todo o tempo, como podemos ver em Salmos 34.1-2:
Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca..

Constantemente a Bíblia exorta o povo de Deus a louvar ao Senhor.No Antigo Testamento são empregadas basicamente três palavras que conclamam os israelitas a louvarem a Deus: barak( "bendizer")balal(
" de onde deriva a palavra "aleluia", que significa"louvai ao Senhor") e a palavra yadah( ás vezes traduzida por "graça").

No Novo Testamento, também encontramos o chamado para louvar. Jesus louvou ao seu Pai(Mt 11.25),o apóstolo Paulo, espera que todas as nações louvem ao Senhor(Rm. 15.9-11). Em apocalipse, tem-se uma vasta multidão de santos e anjos louvando a Deus continuamente(Ap. 4.9-11; 5.8-14;7.9-12;11.16-18).

Louvar a Deus é umas das pricipais atribuiçõs dos anjos:
Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Sl. 103.20

É um privilégio de todo o povo de Deus, seja crianças ou adultos:

E lhes perguntaram: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?”.
Respondeu Jesus: “Sim, vocês nunca leram: “ ‘Dos lábios das crianças e dos
recém-nascidos suscitaste louvor’”? Mt. 21.16

Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.(Sl 30.4)

Deus conclama todas as nações a louvá-lo:
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.( Sl. 67.3-5)

Resumindo, tudo que tem fôlego, deve louvar ao Deus todo poderoso:
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. ( Sl. 150.6)

Além disso, Deus, também, conclama toda a natureza inanimada e todo os seres vivos a louvá-lo, podemos encontrar isso em Salmos 148.

Não existe um método ou fórmula específicos para louvar a Deus. Não se pode definir por meio de padrões humanos qual a melhor ou mais correta maneira que se deve usar para o louvor a Deus. Existem diversas formas de louvar a Deus, por exemplo: através da música, do testemunho, da dança entre outros.

Bem, devemos louvar a Deus por tudo o que Ele é, por seus atributos morais e naturais e também pelas suas obras, ou seja, pelo que Ele faz/fez. É isso, tudo o que têm fôlego, louve ao Senhor, pois Ele, somente ele é digno de louvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário